O Caminho Português até Santiago de Compostela, foi o desafio lançado pelo SDPJ-Coimbra aos jovens de todas as regiões pastorais da Diocese para a celebração da Páscoa. Mais uma vez o GJ SMS esteve representado por um elemento nesta peregrinação organizada pelo secretariado.
Cerca de 35 jovens da nossa Diocese , do Algarve e até mesmo do Brasil aceitaram este desafio e partiram no dia 29 de Março da Igreja de Santiago, em Coimbra.
Pelos trilhos e estradas do Caminho, muitos foram os peregrinos que com os jovens de Coimbra partilharam os percursos que os iam levar até mais perto de Santiago.
"Em cada dia, uma meta a alcançar, um desafio a superar", era um dos lemas que acompanhavam o grupo ao longo da caminhada. O apoio e a união que existiu no grupo foram fundamentais para que todos chegassem ao objectivo final, apesar das dores, do peso da mochila, da chuva e da lama que acompanharam estes jovens peregrinos ao longo da semana.
Em cada passo dado, o conforto e a solidariedade dos jovens peregrinos que se encontravam com melhores condições fisicas e psicológicas foram essenciais para os jovens mais debilitados fisicamente, pois nunca "abandonaram" os que mais precisavam e acompanharam-nos sempre nas dificuldades com que se debatiam.
A chegada foi o concretizar da missão a que cada um se propôs, foi o agradecimento aos outros, o louvor a Deus e ao Apóstolo Santiago por caminharem sempre ao lado dos jovens durante todo o Caminho.
O Caminho não acabou com a chegada à Catedral, todos os jovens presentes concluiram o Caminho com a realização dos ritos do peregrino: em grupo oraram na Catedral ao Apóstolo Santiago em pleno agradecimento pela sua protecção; na oficina do peregrino obtiveram a Compostela que os certificava como peregrinos; com a entrada pela Porta Santa deram os últimos passos para darem o abraço sentido e de união ao Apóstolo, e onde também visitaram o seu tumúlo.
Em Ano Santo, todos os jovens peregrinos tiveram a oportunidade de caminhar na Semana Santa, onde celebraram o Tríduo Pascal de uma forma diferente. Acolhidos pela população de Caldes de Reis reconcliaram-se com Deus e vivenciaram a Última Ceia do Senhor. Na Sexta-feira Santa foram convidados a experimentar a Paixão de Jesus Cristo qque se sacrificou por nós, fazendo jejum, também participaram no Pavilhão de Padron, numa cerimónia simples e intimista, celebrada pelo Pe João Paulo Vaz, na qual se juntaram um grupo de escuteiros de Seixo de Mira, onde todos em conjunto receberam a Vida. A Ressurreição de Jesus Cristo foi vivida e celebrada já na Catedral de Santiago de Compostela.
A peregrinação teve o seu "terminus", na tarde de Domingo de Páscoa, onde os jovens regressaram a casa de autocarro e onde o cansaço deu lugar à alegria, onde todos cantarm "Melhor que Jesus, não há", na saída do autocarro foram presenciados por familiares e amigos que se reuniram no largo D. Dinis, onde receberam todos os jovens peregrinos corajosos e ambiciosos com um grande sorriso!
A despedida de todos foi marcada com lágrimas de felicidade e saudade das amizades encontradas no Caminho realizado, ficando no ar o novo Caminho que todos começavam a fazer a partir daquele dia, pois o Caminho não acaba, recomeça sempre no dia em que se chega à meta estabelecida.
*Mais fotos da peregrinação em http://sdpjcoimbra.net
Sem comentários:
Enviar um comentário