quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Vivência do EU com o NÓS! Testemunho de André Machado

Numa fase menos boa da minha vida, questionava-me a mim mesmo qual o sentido de vivermos neste mundo tão grande e frio. O porquê de, por vezes, sentirmos que algo estava errado e que esse errado podíamos ser nós, que o poderíamos tornar certo.
Alguém, que teria mudado o rumo à sua vida mencionou-me uma pessoa que, até hoje, continuo sem perceber como era possível a proeza de saber “Quem és tu!” em simples gestos e palavras. Falo eu, de um dos meus grandes inspiradores e exemplo, Frei Carlos Furtado.
Certo dia, tomei a liberdade de ir a um encontro organizado pelo Movimento da Mensagem de Fátima, encontro esse que O conheci. Estava em baixo e desanimado mas, sem dar conta que poderia chamar atenção sobre o meu estado, aí estava Ele. Combinamos para falar um pouco, 2 minutos dizia-o em tom de graça, no dia seguinte.
Não se esqueceu e esse encontro aconteceu. Ele veio ter comigo e na Casa dos Dominicanos, arranjou uma sala para falarmos um pouco da minha vida e experiência, para desabafar sobre o que me ocorria.
Em troca de 2 minutos do encontro, ele deu-me meia hora para me colocar um rumo. Rumo esse que até agora tem sido o mais certo, o mais sincero e o que mais quero. Para além do rumo certo que me deu, deu-me um pacote de lenços que não serviu para limpar as lágrimas que deitava. Ele, como sempre o fazia em tom de gozo dizia: - “Ei rapaz, tiras-me tempo e ainda dás prejuízo à casa”.
É assim que o recordo. Mesmo nos momentos mais difíceis e complicados, este Senhor ensinou-me a levantar a cabeça e ser feliz porque – “Um vencedor levanta-se sempre!”.
Certas palavras e frases que ele dizia, por vezes em tom de “raspanete” deixavam-nos a pensar. É com essas mesmas palavras que de certa forma, gostava que os jovens se mostrassem alegres e vivessem na diferença. – “Sejam diferentes. Depois deste encontro, tenho a certeza que chegam à escola, ao trabalho, a casa e parece que estão nas nuvens. Mas, não pode durar 3 ou 4 dias esse processo de Maria. Tem que durar para o resto da vossa vida”.
Numa outra conversa que eu tive com o Frei Carlos, pude falar com ele sobre um assunto bastante sério e interessante – espiritualidade. Esse conceito de espiritualidade, retirado pelos cientistas até então, fez-me perceber alguns pormenores que me deixam incapaz de agir de outra maneira. – “Ama, diz que gostas, diz ao próximo que amas. Não tenhas medo. Fá-lo se é essa a tua vontade, sem medos.”
Um pequeno testemunho não chega para descrever este pequeno (grande) Senhor. Pequeno em altura, grande em barriga mas mais que a barriga, grande no coração. Com amor, alegria que nunca mais acabava.
Lembrem-se e levem esta frase no vosso coração, para o resto da vida - “Procura dentro de ti, a pequena voz do teu interior – o coração”.
AMO-TE FREI CARLOS FURTADO!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Santo Estêvão

Santo Estêvão
Padroeiro da Paróquia Pussos